Órgão emissor no RG: O que é?

Você tem ideia o que é órgão emissor no RG? Sabe a diferença de órgão emissor e órgão expedidor?

Sabia que cada órgão público brasileiro que emite documentos importantes aos cidadãos, como, por exemplo, carteira de identidade RG, CPF (Cadastro de Pessoa Fisica), entre outros.

Ou seja, cada documento é emitido pelo órgão governamental autorizado a fazer a emissão.

 

Órgão emissor no RG, o que é?

O órgão da carteira de identidade RG, o documento de identificação de cada cidadão brasileiro, o RG Registro Geral, costuma ser emitido pela SSP que significa Secretaria de Segurança Pública de cada estado ou unidade federativa UF.

Para você encontrar o órgão emissor na identidade, basta que você verifique as letras que constam na sigla junto ao estado.

Como, por exemplo: uma carteira de identidade que é emitida pela SSP de São Paulo será SSP – SP, SSP Rio Grande do Norte será SSP – RN, e assim por diante. Porém, no novo modelo de identidade, o órgão emissor pode ser encontrado no verso, na seção órgão expedidor.

Ou seja, como você pode conferir o Registro Geral que é conhecido popularmente conhecido por RG, trata-se de um documento pessoal que é expedido pela Secretaria de Segurança Pública de cada estado.

No caso das pessoas que emitem o seu RG no estado do Rio de Janeiro, por exemplo, no verso do documento existe uma informação sobre o seu órgão emissor como SSP- RJ que significa Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro.

 

Veja o que é órgão emissor no RG

O órgão emissor em si é cada órgão público brasileiro que imite aos seus cidadãos documentos como carteira de identidade RG, passaporte, CPF, entre outros.

Cada um desses documentos é emitido por um determinado órgão governamental autorizado, que possui por sua vez, as regras próprias e ordem numeral para emiti-los.

Vale ressaltar que um órgão emissor nunca será responsável pelas mesmas coisas que o outro.

As entidades que são capazes de fazer a emissão da identidade pode variar de acordo com a unidade de federação UF, isso quer dizer que tem um órgão próprio.

Órgão emissor no RG: O que é?

Entre os mais comuns estão:

● Secretaria de Segurança Pública SSP;

● Secretaria de Justiça e Cidadania SJC;

● Secretaria de Justiça e Trabalho SJT;

● cartório civil;

● postos de identificação da policia civil.

Os tipos de órgão emissor são fundamentais saber qual recorrer quando precisar emitir algum documento.

Como, por exemplo, o órgão emissor da carteira de identidade RG é geralmente emitido pela Secretaria de Segurança Pública SSP de cada estado UF.

Para você encontrar o órgão emissor em sua identidade, basta que você verifique as letras que constam na sigla junto ao estado na parte da frente do seu documento.

Como você viu o órgão emissor da carteira de identidade RG é geralmente emitido pela Secretaria de Segurança Pública SSP de cada estado UF e trata-se do órgão governamental que é autorizado a fazer a emissão.

Quer ler mais informações sobre o que é órgão emissor no RG, veja essa e outras matérias aqui no nosso blog!