Aprenda como conquistar sua casa própria de forma gratuita através do programa Minha Casa Minha Vida

Realizar o sonho da casa própria é um desejo muito comum entre os brasileiros. Há 15 anos, o Minha Casa, Minha Vida foi lançado como um programa habitacional que tornaria esse desejo uma realidade. Recentemente, o Governo Federal implementou uma nova regra que permite que os cadastrados no MCMV tenham acesso à sua própria casa de forma gratuita. Aqui no Jornal Agora, vamos te mostrar como isso é possível.

É importante ressaltar que essa medida de gratuidade não se aplica a todos os inscritos no programa MCMV. O público-alvo principal são os beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Agora, aqueles que recebem os benefícios desses dois programas sociais têm a oportunidade de adquirir sua casa de forma gratuita. Essa isenção é válida tanto para novos contratos quanto para contratos antigos.

A novidade será implementada exclusivamente para a Faixa 1 do MCMV, ou seja, apenas para moradores que possuem uma renda de até R$ 2.640 por mês. Os cidadãos brasileiros já podem começar a usufruir desse recurso a partir deste mês de abril, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito à casa própria de graça?

O foco principal dessa nova regra são as famílias mais vulneráveis do país. Aqueles que são beneficiários do Bolsa Família e do BPC estão isentos do pagamento das prestações. Essa isenção é válida para todos os contratos, sejam novos ou antigos.

  • O Bolsa Família contempla pessoas de baixa renda que recebem um auxílio mensal do governo;
  • O BPC é um benefício destinado a pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade.

Todos os interessados devem estar cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Uma especialista detalhou minuciosamente o perfil dos candidatos que podem receber a casa gratuitamente pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Confira mais informações aqui.

Como obter a casa própria de graça?

O programa estabelece um prazo de até 30 dias para regularizar as novas regras após a solicitação do beneficiário, a fim de que a isenção das cobranças seja efetivada. Durante esse período, as solicitações das famílias serão analisadas pela Caixa Econômica Federal, instituição responsável pelo financiamento.

Após a avaliação, as cobranças serão automaticamente suspensas para as famílias que se enquadram na medida. No entanto, ainda será necessário que os beneficiários compareçam à agência bancária para finalizar os procedimentos necessários para a quitação do imóvel após serem convocados pelo banco. O prazo para regularizar a situação é de até 180 dias.