BPC pagará abono EXTRA em abril; veja o valor e quem tem direito

Beneficiários do BPC recebem valor extra em abril e segunda parcela do auxílio gás

Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão prestes a receber um valor adicional no pagamento do mês de abril. Isso significa que aqueles que dependem desse benefício terão um suporte financeiro adicional. Além disso, o governo também disponibilizará a segunda parcela do auxílio gás para essas pessoas.

Auxílio para compra de gás de cozinha

Esse auxílio é crucial para auxiliar as pessoas de baixa renda na compra do gás de cozinha, e os beneficiários do BPC poderão adquirir o botijão de gás de cozinha de 13kg de uma maneira mais acessível. É uma ajuda que faz diferença no orçamento de muitas famílias.

O valor do benefício varia em cada pagamento e é calculado com base no preço médio do botijão no momento do pagamento. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza esse cálculo, levando em consideração a média de preços dos seis meses anteriores ao pagamento.

Pagamento do auxílio-gás

O pagamento do auxílio-gás é realizado a cada dois meses, e o calendário de pagamento segue os mesmos dias do Bolsa Família. Em 2024, o primeiro pagamento foi feito em fevereiro, garantindo auxílio para as famílias na compra do gás de cozinha. O segundo pagamento está agendado para o mês de abril, proporcionando mais um alívio financeiro para os beneficiários.

Quem tem direito ao Auxílio-Gás

Para receber o Auxílio-gás, é necessário atender aos seguintes critérios:

– Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
– Possuir renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 606) ou renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
– Ter algum membro da família recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
– O programa também prioriza os benefícios com base em critérios como atualização no CadÚnico nos últimos dois anos, menor renda, maior quantidade de integrantes na família, e participação no Auxílio Brasil.

Essas diretrizes garantem que o Auxílio-gás seja direcionado às famílias que mais necessitam desse suporte financeiro.

Com o auxílio extra em abril e a segunda parcela do auxílio gás, o governo busca proporcionar mais segurança aos beneficiários do BPC, contribuindo para que tenham acesso a itens essenciais como o gás de cozinha. É uma medida importante que demonstra o compromisso em apoiar as famílias de baixa renda em períodos desafiadores.