Jornal Agora | Escola Buchholz promove oficina de Posse Responsáv ...
 
fechar
fechar

Seu voto foi registrado. Agradecemos sua participação.

Seu voto já foi computado nas últimas 24 horas.

Resultado parcial

Atenção: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de
                 leitores do Agora Online.
Redes sociais
voltar

Educação

- 19-06-2012 - 19h54min
fechar
enviar Máximo 500 caracteres
* Ao enviar qualquer comentário, o usuário declara-se ciente e aceita integralmente o termo de uso
fechar

Comunicar erro

Se você encontrou alguma informação que esteja errada, utilize este espaço para reportar erros.

enviar Máximo 500 caracteres
fechar

Envie esta notícia para um amigo

» Adicionar mais um destinatário

enviar Máximo 500 caracteres

Escola Buchholz promove oficina de Posse Responsável

fechar

Galeria de vídeo

fechar

Galeria de áudios

fechar

Galeria de fotos

Foto: Fabio Dutra

Alunos participaram das atividades durante dois dias

  • Alunos participaram das atividades durante dois dias

Foto: Fabio Dutra

Escola Buchholz promove oficina de Posse Responsável

Alunos participaram das atividades durante dois dias

Formar e ensinar crianças sobre o cuidado responsável com os cães. Esse foi o objetivo da oficina Posse Responsável, realizada com os alunos do 3º ano da Escola Municipal Frederico Ernesto Buchholz, que teve início na segunda-feira, 18, e encerrou nesta terça, 19. Durante os dois dias, os alunos participaram de palestras educativas, assistiram filmes e produziram material de exposição sobre tudo o que aprenderam com a experiência.

"Esse é um projeto antigo da Vigilância Ambiental em Saúde, da SMS, que busca formar multiplicadores responsáveis com a posse de animais. E isso compreende o processo de conscientização para que eles entendam quais são os cuidados fundamentais como alimentação, higiene, como deixar os animais menos agressivos, a necessidade do passeio com coleira e guia, de forma a evitar ou diminuir o abandono, principalmente nas periferias", disse Elizabeth Estima, coordenadora do programa da secretaria da saúde.

Segundo ela, as crianças, desde cedo, precisam modificar seus hábitos, entendendo que essas noções de manutenção de ambientes saudáveis e carinho com os animais vão repercutir em qualidade de vida dos proprietários. Para a articuladora do projeto na escola, professora Denise Costa, é muito importante que essas iniciativas cheguem às escolas para motivar o processo de ensino-aprendizagem.

"Os alunos receberam a oficina com muito interesse, e se mostraram bastante participativos, com muita euforia. E como resultado do trabalho, eles foram convidados a produzir painéis com o conteúdo que aprenderam. A partir de agora, eles levam esses conceitos pra casa e se tornam multiplicadores da posse responsável, e ainda recebem um certificado pela atividade", comentou Denise.  

Entre as crianças, a atividade foi tão produtiva que despertou até mesmo o interesse em algumas profissões da área, como o caso da aluna Nataly de Aguiar, de 8 anos. "Eu tenho três cachorros em casa, e estou sempre brincando com eles, sem deixá-los muito tempo na rua, mais dentro do pátio mesmo. E por eu gostar tanto desses bichinhos, quero ser veterinária quando crescer, pra poder cuidar bem direitinho", disse.  

Para Ana Carolina Ferreira, 8 anos, que também tem um cachorro, o cuidado é o mais importante. "Agora vou prestar a atenção ainda mais na higiene, em dar banho com mais frequência. A comida também já cuido, lá em casa pro Sisso (cachorro) é tudo separado, com menos tempero em tudo. E o mais importante de tudo é o carinho, não se pode maltratar os animais", finalizou Ana Carolina. 


comente Comentários(0)

Participe


Sua opinião Agora

Você acha que os mandatos dos vereadores Batatinha e João da Barra devem ser cassados?

resultado votar
Veja mais

Plantão



Comparte Jornal Agora - Todos os direitos reservados