Trabalhadores recebem uma NOVA maneira de acessar o FGTS, tornando suas vidas mais fáceis

Uma parceria entre o Correios e a Caixa Econômica Federal tem o objetivo de simplificar a forma como os trabalhadores recebem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A ideia por trás dessa união é aliviar a demanda de atendimento nas duas instituições públicas, proporcionando serviços similares e ampliando a acessibilidade para os cidadãos.

Quando um indivíduo é contratado com carteira assinada, uma conta do FGTS é aberta em seu nome na Caixa Econômica. Quando chega o momento de receber os benefícios do Fundo de Garantia, é necessário solicitar que o banco libere a quantia. Agora, essa tramitação também poderá ser realizada nos Correios.

Saque do FGTS nas agências dos Correios

A integração entre a Caixa e os Correios estava em fase de teste desde 12 de março em uma agência postal em Peixe-Boi, no Pará. A meta do presidente do banco, Carlos Vieira, é que até o final deste ano todas as agências dos Correios ofereçam serviços vinculados à Caixa.

Além do FGTS, será possível sacar o seguro-desemprego e o abono salarial do PIS. Em contrapartida, as casas lotéricas, que são agentes autorizados da Caixa, passarão a ser pontos de coleta para a recepção e envio de correspondências pelos Correios.

O saque do Fundo de Garantia ocorrerá nos Correios da mesma maneira que nos bancos:

  • Levar um documento com foto;
  • Solicitar a liberação da parcela na modalidade desejada;
  • Informar uma conta para recebimento ou optar por receber em dinheiro.

Saque do FGTS sem sair de casa

Outra opção disponibilizada aos trabalhadores é a de realizar o saque do FGTS sem sair de casa. O Fundo de Garantia tem sido cada vez mais requisitado, e atualmente, é possível até obter empréstimos utilizando esse valor como garantia. Para mais informações sobre esse tema, confira esta matéria.

Para facilitar o acesso ao benefício que lhe é devido, basta:

  • Acessar o App do FGTS e efetuar o login;
  • No menu, procurar por “Saque digital”;
  • Escolher a modalidade de saque desejada ou clicar em “Outras opções” para buscar a modalidade desejada;
  • Verificar se tem direito ao recebimento;
  • Anexar os documentos necessários;
  • Cadastrar a conta para recebimento.