Qual é o prazo máximo para receber o Bolsa Família após o cadastro? Saiba quanto tempo demora!

Responsável por atender os brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social ou econômica, o Bolsa Família realiza mensalmente pagamentos que têm o valor mínimo de R$ 600. Para tal, é preciso que a família esteja inscrita no programa.

Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro? Descubra o prazo máximo

Esse processo deve ser feito em uma unidade do CRAS. No local, a família precisará solicitar a inclusão no CadÚnico. O cadastro é utilizado pelo Governo Federal para identificar e selecionar as famílias que serão atendidas por seus programas sociais. Para efetuar o cadastro é preciso que um responsável familiar compareça até o local de atendimento com os seguintes documentos:

– Documento de identidade com foto
– CPF de todos os moradores da casa
– Comprovante de residência atualizado

Após esse processo, a família já está apta a ser incluída no Bolsa Família. Para tal, ela também precisa obedecer o critério de renda definido pelo Governo Federal. Atualmente ele determina que a família beneficiada deverá ter a renda mensal por pessoa de, no máximo, ¼ de salário mínimo. Em 2024, o total deverá ser de R$ 353.

O processo de inclusão e os benefícios do Bolsa Família

O processo de inclusão é realizado após uma análise do Governo Federal. No entanto, não há prazo para que isso seja realizado. Caso seja aprovada, a família receberá uma carta comunicando sobre a liberação do pagamento. Além disso, ela também receberá o cartão do benefício.

Como consultar o Número de Identificação Social (NIS)

O número é fornecido no momento do cadastro. Com ele, a família pode consultar o status da sua inscrição em postos de atendimento do programa, no aplicativo ou site do Bolsa Família.

Aplicativo Meu CadÚnico: outra opção é usar o aplicativo Meu CadÚnico que também libera informações sobre o benefício. Nele, a consulta pode ser feita de forma prática liberando a necessidade de deslocamento.
Site do CadÚnico: para quem não tem smartphone, a consulta pode ser feita por meio do portal em um computador.
Central telefônica do Ministério da Cidadania: para quem não tem acesso à internet, outra opção é ligar para o número 0800 707 2003 e realizar uma consulta sobre o status do cadastro.

Confira outras informações sobre o benefício do Bolsa Família neste link.

Danielle Santana, jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter em diversos jornais renomados. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Além disso, possui experiência como assessora de imprensa.

Lembre-se de que a ajuda do Bolsa Família é fundamental para muitas famílias brasileiras. Certifique-se de seguir todos os passos necessários para receber esse benefício e garanta uma maior segurança financeira para você e sua família. Não deixe de buscar por mais informações e tirar todas as suas dúvidas sobre o programa. 👪📚