O governo altera planos e confirma antecipação do 13º salário do INSS em 2024
Após gerar incertezas ao declarar que não anteciparia o 13º salário do INSS este ano, o governo deu marcha à ré. A notícia inicial era de que o abono seria pago nos meses de agosto e novembro, entretanto, uma nova data foi anunciada recentemente.
Com o intuito de movimentar a economia do país, o governo decidiu antecipar o 13º salário do INSS. Essa antecipação já vem acontecendo desde o início da pandemia de Covid-19 em 2020, quando as duas parcelas eram depositadas em maio e junho. Este ano, o Ministério da Previdência Social havia afirmado não haver interesse em adiantar o calendário, seguindo os prazos pré-pandemia. No entanto, essa decisão foi revista.
Conteúdo
Novas datas para o pagamento
A confirmação da antecipação do 13º salário do INSS foi divulgada pelo jornal O Globo. Os dados apontam que o governo visa impulsionar a economia nacional, e com a antecipação, estima-se um montante de R$ 66 bilhões injetados somente no primeiro semestre do ano.
Cerca de 33 milhões de beneficiários, incluindo aposentados, pensionistas, e aqueles que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, devem receber o 13º salário. O pagamento está previsto para:
– 1ª parcela: no calendário de abril;
– 2ª parcela: no calendário de maio.
Calendário de pagamento do 13º salário do INSS
Especialistas do governo relataram ao Globo que o projeto de decreto com a antecipação já foi encaminhado ao Palácio do Planalto, estando aguardando a aprovação do Tesouro Nacional. Caso seja aceito, as parcelas do 13º salário do INSS serão somadas aos salários normais dos meses de abril e maio, seguindo as datas abaixo:
Primeira parcela – abril
Beneficiários com até 1 salário mínimo
– Final do benefício: de 1 a 5
– Data de liberação: de 24/04 a 30/04
Beneficiários com mais de 1 salário mínimo
– Final do benefício: 1 e 6
– Data de liberação: 02/05
Segunda parcela – maio
Beneficiários com até 1 salário mínimo
– Final do benefício: de 1 a 5
– Data de liberação: de 24/05 a 31/05
Beneficiários com mais de 1 salário mínimo
– Final do benefício: 1 e 6
– Data de liberação: 03/06
Conclusão
Diante desse cenário de reviravoltas, é fundamental que os beneficiários do INSS estejam atentos às datas de pagamento para garantir que recebam seus benefícios dentro do prazo estabelecido. Essa medida de antecipação do 13º salário busca impulsionar a economia do país, proporcionando um alívio financeiro para milhões de brasileiros. Acompanhe as informações oficiais e esteja preparado para receber o seu abono no momento certo.👴💸📅

Escritor apaixonado por compartilhar informações relevantes com o mundo. Sou a mente criativa por trás do blog “Jornal Agora”, onde ofereço aos leitores uma visão única sobre uma variedade de tópicos atuais e relevantes. Com uma abordagem objetiva e perspicaz, busco fornecer insights significativos sobre questões sociais, políticas, culturais e ambientais que moldam o nosso mundo.