Caixa Tem libera auxílio de R$ 100 neste mês para mães em situação de vulnerabilidade financeira

Quando falamos sobre mulheres que vivem de baixa renda, é importante ressaltar que elas têm prioridade no recebimento de benefícios sociais. Esses auxílios financeiros são essenciais para minimizar a situação de vulnerabilidade em que se encontram. Um desses benefícios, que será pago novamente em abril, consiste em um depósito médio de R$ 100 na conta do Caixa Tem

O Caixa Tem, que é a poupança digital responsável pela distribuição dos benefícios sociais fornecidos pelo governo federal, em breve irá liberar o Auxílio-gás nacional. Esse pagamento é direcionado aos brasileiros que vivem em condições de pobreza e visa auxiliar na compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg.

Mães pobres têm prioridade no saque do Auxílio-gás

O número de beneficiados pelo Auxílio-gás ainda é reduzido se comparado ao programa Bolsa Família. Atualmente, em torno de 5 milhões de famílias recebem um auxílio bimestral para adquirir o botijão de gás de cozinha.

Esse valor é depositado na conta do Caixa Tem e segue o mesmo calendário do Bolsa Família, embora sejam programas distintos. As mulheres que vivem em situação de pobreza têm prioridade no acesso a esse benefício, que é disponibilizado para:

  • Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.

Além disso, têm prioridade no recebimento do Auxílio-gás:

  • Mulheres chefes de família;
  • Vítimas de violência doméstica;
  • Mulheres que recebem o Bolsa Família;
  • Famílias com um membro titular do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

” (…) o pagamento do benefício do Auxílio Gás será feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro [único]”, conforme comunicado do governo federal.

Quando o Auxílio-gás fica disponível no Caixa Tem?

O Auxílio-gás é pago a cada dois meses. Considerando que o último pagamento ocorreu em fevereiro, o próximo depósito está agendado para abril. O valor varia a cada pagamento e corresponde a 100% da média nacional do preço do botijão de gás de 13 kg, conforme pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Para saber se tem direito ao benefício em abril, confira o passo a passo neste link e fique atento ao calendário que terá início em 17 de abril.

Número final do NISData de pagamento
117 de abril
218 de abril
319 de abril
422 de abril
523 de abril
624 de abril
725 de abril
826 de abril
929 de abril
030 de abril