Aposentados têm o direito de solicitar a revisão de seu benefício do INSS; veja como fazer

Os Aposentados do INSS ganham o direito de pedir a revisão do seu benefício

Os aposentados do INSS estão ganhando o direito de pedir a revisão do seu benefício. A medida busca incluir os cidadãos que tiveram o seu pagamento suspenso. Portanto, confira abaixo como realizar esta revisão e como ter acesso ao seu depósito mensal mais uma vez.

Como obter revisão do benefício do INSS?

Os aposentados do INSS estão agora com o direito de pedir a revisão de seu benefício do INSS, possibilitando o restabelecimento do seu depósito mensal. A medida tem o objetivo de incluir aqueles que tiveram seu pagamento suspenso. Muitas vezes, os cidadãos têm seus benefícios suspensos mensalmente devido a inconsistências financeiras identificadas em seu registro. Esse procedimento abrange ainda a evasão da perícia médica, aumentando a desconfiança da Previdência Social sobre o estado de saúde de seus beneficiários.

O INSS realiza a atualização dos seus clientes

O INSS tem estado mais atento à necessidade dos seus beneficiários realizarem a atualização cadastral, especialmente para o ano de 2024. Essa é uma medida imprescindível para que os aposentados, pensionistas e demais segurados não tenham seu pagamento suspenso, uma vez que o auxílio é suspenso quando são identificadas inconsistências financeiras em seus registros. Outro ponto de destaque é a evasão da perícia médica, que também é objeto de atenção do INSS.

O INSS está reforçando com os beneficiários a importância da atualização cadastral. Muitos brasileiros têm o pagamento de seus benefícios suspensos mensalmente por conta de inconsistência em seus registros. Realizar a atualização cadastral traz a garantia de que os benefícios, como aposentadoria, seguro acidente, salário maternidade, Benefício por incapacidade temporária e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não serão suspensos. Além disso, é uma oportunidade de ter acesso ao novo valor do benefício do INSS definido para 2024, já considerando o reajuste no salário mínimo.

Opções para a revisão

Para realizar a revisão dos benefícios do INSS, os segurados possuem diferentes opções para atualizar seus cadastros e garantir que o pagamento de seus benefícios não seja suspenso. Entre as opções estão a visita a uma unidade do INSS, onde será necessário apresentar documentação atualizada que comprove a situação do beneficiário. Dessa forma, os beneficiários receberão seus pagamentos de aposentadoria, seguro acidente, salário maternidade, Benefício por incapacidade temporária e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) sem suspensões.

Calendário de pagamentos do INSS

É importante lembrar que o calendário de pagamentos do INSS muda conforme o valor do benefício. Para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo, o pagamento deve ser realizado conforme a seguinte sequência:

– Final 1: 25 de janeiro (pago)
– Final 2: 26 de janeiro (pago)
– Final 3: 29 de janeiro (pago)
– Final 4: 30 de janeiro (pago)
– Final 5: 31 de janeiro (pago)
– Final 6: 01 de fevereiro (pago)
– Final 7: 02 de fevereiro (pago)
– Final 8: 05 de fevereiro
– Final 9: 06 de fevereiro
– Final 0: 07 de fevereiro.

Já para aqueles que recebem acima de um salário mínimo, o pagamento segue a seguinte ordem:

– Finais 1 e 6: 01 de fevereiro (pago)
– Finais 2 e 7: 02 de fevereiro (pago)
– Finais 3 e 8: 05 de fevereiro
– Finais 4 e 9: 06 de fevereiro
– Finais 5 e 0: 07 de fevereiro