Aposentadoria online: como solicitar e facilitar a vida dos idosos

Com a modernização do Meu INSS, a solicitação da aposentadoria online tornou-se mais conveniente, eliminando a necessidade de enfrentar filas nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A plataforma oferece a opção de solicitação da aposentadoria online aos segurados que cumpriram o tempo mínimo de contribuição estabelecido pelo Governo Federal. O Meu INSS foi aprimorado no primeiro semestre deste ano, incorporando novas ferramentas para simplificar a experiência dos segurados.

Além de possibilitar a solicitação da aposentadoria online, a plataforma concentra informações sobre diversos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. Os segurados podem, inclusive, enviar documentos digitalizados, como atestados médicos, de forma prática e eficiente. Neste link eu te apresento as novas regras da Previdência Social para 2024. Abaixo, você pode conferir o passo a passo da solicitação da aposentadoria online. Acompanhe!

Solicitação da aposentadoria online

1. Baixe o aplicativo do Meu INSS na App Store (iPhone) ou Google Play Store (Android).
2. Em seguida, com ele aberto, toque em “Entrar com gov.br” e faça um cadastro informando o número do CPF e senha;
3. Na página inicial, toque em “Novo Pedido” e digite o nome do benefício solicitado. Em seguida, selecione “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”;
4. Por fim, siga as instruções recomendadas, atualizando as informações pessoais do seu cadastro, como endereço e telefone. Após isso, toque em confirmar para declarar que as informações prestadas estão completas e verdadeiras. Pronto, sua aposentadoria será solicitada.

Serviços disponíveis no Meu INSS

Veja abaixo a lista de alguns dos serviços disponíveis pela plataforma:
– Aposentadoria por idade;
– Aposentadoria por tempo de contribuição;
– Salário maternidade;
– Pensão por morte;
– Auxílio-doença;
– Seguro-desemprego do pescador artesanal;
– Benefícios assistenciais;
– Certidão de tempo de contribuição;
– Alterar local ou forma de pagamento;
– Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
– Solicitar pagamento de benefício não recebido;
– Recurso e revisão, entre outros.

Lembrando que ao fazer a solicitação de qualquer um dos serviços mencionados acima, o usuário consegue acompanhar todas as etapas do processo. Basta que ele salve o protocolo de requerimento, o qual também poderá ser fornecido em atendimentos tanto pelo site ou aplicativo, quando pela Central de Atendimento 135.

Principais mudanças na aposentadoria 2024

A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses. O tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.

Lista de benefícios do INSS

O INSS oferece diversos tipos de aposentadorias e benefícios previdenciários, cada um com suas próprias regras e requisitos. A seguir, estão listados as principais opções:
– Aposentadoria por idade: para trabalhadores urbanos com idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, com pelo menos 15 anos de contribuição.
– Aposentadoria por tempo de contribuição: para trabalhadores urbanos que tenham contribuído por 35 anos, se homem, ou 30 anos, se mulher.
– Aposentadoria por idade rural: para trabalhadores rurais com idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, com pelo menos 15 anos de contribuição.
– Aposentadoria por tempo de contribuição do professor: para professores com 30 anos de contribuição, se homem, ou 25 anos, se mulher, desde que tenham exercido exclusivamente atividades de magistério na educação infantil, no ensino fundamental ou médio.
– Aposentadoria por invalidez: para trabalhadores que ficaram permanentemente incapacitados para o trabalho em razão de doença ou acidente.

Aposentadoria especial: para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física, como ruído excessivo, produtos químicos, radiação, entre outros. Aposentadoria por tempo de contribuição com pedágio: para trabalhadores que tenham atingido o tempo mínimo de contribuição na data de entrada em vigor da Reforma da Previdência (13 de novembro de 2019) e optem por cumprir um pedágio de 50% sobre o tempo que faltava para completar o tempo mínimo. Salário-maternidade: benefício pago às mães trabalhadoras que se afastam do trabalho por motivo de licença-maternidade. Auxílio-doença: benefício pago aos trabalhadores que ficam temporariamente incapacitados para o trabalho em razão de doença ou acidente. Pensão por morte: benefício pago aos dependentes do segurado do INSS em caso de falecimento, desde que o segurado tenha contribuído por pelo menos 18 meses ou tenha sido vítima de acidente de trabalho.