Servidores do INSS exigem aumento salarial e ameaçam greve ainda hoje

Os funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão planejando iniciar uma paralisação ainda hoje, quarta-feira, 03/07, com o intuito de exigir aumentos salariais e mais reconhecimento para a categoria.

Parte dos servidores planejaram realizar manifestações e paralisações em diferentes cidades do país.

Continue acompanhando para mais informações sobre a possibilidade de greve no INSS e como isso afetará suas operações hoje.

Confira as melhores soluções para você

O INSS está em greve hoje?

Não. O INSS não está em greve hoje, quarta-feira, 03/07, mas alguns servidores planejaram uma paralisação.

De acordo com o sindicato, isso não impactará diretamente o atendimento presencial nas agências.

Saiba mais: Como recuperar e alterar a senha do Meu INSS

De acordo com representantes dos servidores, pode haver atraso na liberação de benefícios previdenciários e assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O que os Servidores do INSS estão reivindicando?

Os servidores do INSS estão reivindicando um aumento salarial de 33% até 2026 e a valorização da carreira de técnico do seguro social.

Caso o governo não atenda às negociações, o início de uma greve está previsto para 16 de julho.

Saiba também: Passo a passo para atualizar os dados cadastrais do INSS

Os servidores decidirão sobre a possível greve após a reunião nacional desta quarta-feira, mas continuarão com uma redução de 20% na produção até quinta-feira, 04/07.

As manifestações são em todo o país?

As manifestações dos servidores do INSS não estão ocorrendo em todo o país, mas em diversas cidades.

Em São Paulo, por exemplo, os servidores se reunirão em frente à Superintendência do INSS, no viaduto Santa Ifigênia (região central), às 15h. O objetivo é pressionar o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a fazer uma nova proposta à categoria para evitar uma greve.

Se desejar continuar se informando com nossos conteúdos, inscreva-se gratuitamente no formulário para receber atualizações diretamente em seu e-mail.

As paralisações afetam o atendimento do INSS?

Conforme informações do sindicato dos servidores, as paralisações não afetarão o atendimento do INSS.

Parte dos servidores que não aderirem à paralisação seguirão na “operação apagão”, o que significa uma redução de 20% na produção de trabalho do órgão.

Em caso de dúvidas sobre o INSS, você pode consultar o site ou aplicativo Meu INSS, ou ligar para a Central de Atendimento 135.

Para mais informações sobre a possível greve do INSS e outras notícias relevantes, inscreva-se abaixo para receber conteúdos diretamente em seu e-mail.