Reintroduzido pelo Governo Federal no último ano, o programa do Bolsa Família executa mensalmente o pagamento mínimo de R$ 600 para os seus beneficiários. Os recursos são concedidos aos cidadãos inscritos no CadÚnico. Neste mês de abril, algumas famílias podem receber os recursos antecipadamente.
Segundo o Governo Federal, a opção está disponível para os municípios onde o estado de emergência ou calamidade pública foi declarado. Em virtude dos fortes temporais que afetaram a região Sudeste do país no último mês, a antecipação está em vigor em algumas cidades.
Conforme o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), cerca de 90 gestores municipais foram informados sobre a possibilidade. Para garantir a antecipação, eles devem formalizar um pedido oficial junto ao Governo Federal.
Uma vez aprovada, a antecipação assegura que todos os residentes da cidade inscritos no Bolsa Família possam receber os recursos no primeiro dia de liberação de pagamentos do programa.
Neste mês, estima-se que os valores estarão disponíveis a partir do dia 17 de abril. Para as famílias em regiões que não foram afetadas, o pagamento seguirá o calendário normal de liberação de recursos.
Conforme especialistas os recursos serão depositados de forma centralizada na poupança social do Caixa Tem. Para acessar o benefício financeiro, a família deve baixar o aplicativo. A plataforma está prontamente disponível para download neste link.
- NIS terminado em 1: pagamento em 17 de abril;
- NIS terminado em 2: pagamento em 18 de abril;
- NIS terminado em 3: pagamento em 19 de abril;
- NIS terminado em 4: pagamento em 22 de abril (adiantado para 20 de abril);
- NIS terminado em 5: pagamento em 23 de abril;
- NIS terminado em 6: pagamento em 24 de abril;
- NIS terminado em 7: pagamento em 25 de abril;
- NIS terminado em 8: pagamento em 26 de abril;
- NIS terminado em 9: pagamento em 29 de abril (adiantado para 27 de abril);
- NIS terminado em 0: pagamento em 30 de abril.

Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007)