O documento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é indispensável para a retirada do benefício, especialmente para beneficiários que não possuem conta bancária.
Esse documento, também conhecido como cartão magnético, é enviado aos beneficiários após a aprovação da aposentadoria, pensão ou outros benefícios.
Mas, e se o cartão não chegar no prazo de 30 dias? Muitos segurados podem se perguntar: “Meu cartão do INSS não foi entregue, e agora?”
Preparamos este conteúdo para esclarecer os tipos de cartão do INSS, razões para a não entrega do cartão e como proceder nessa situação. Continue lendo para saber mais.
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Como funciona o cartão do INSS?
O cartão do INSS ou cartão magnético é utilizado exclusivamente para sacar o benefício em bancos autorizados. Suas funcionalidades são mais limitadas do que um cartão tradicional, sendo específico para o saque do benefício previdenciário.
Aprenda: Consignado para cartão magnético, veja como receber o pagamento
Este cartão é pessoal e somente o titular ou seu representante legal podem efetuar o saque. É uma forma conveniente e segura de retirar o benefício do INSS.
Tipos de cartões do INSS
Existem três tipos de cartões do INSS: cartão do INSS (cartão magnético), Cartão de Crédito Consignado e Cartão de Benefício Consignado. Cada tipo possui suas próprias características e serviços.
Diferenças cartões INSS
Cartão Benefício INSS | Cartão de Crédito Consignado | Cartão de Benefício Consignado |
---|---|---|
Cartão de saque do benefício | Cartão consignado | Cartão consignado |
Serve para retirada de valores do benefício do INSS | Funciona como cartão de crédito usual, com desconto em folha de pagamento, que oferece descontos em redes conveniadas, permite saques, oferece seguro de vida e auxílio-funeral | Funciona como um cartão de crédito, que oferece descontos em redes conveniadas, permite saque de valores, oferece seguro de vida e auxílio-funeral |
Não é uma operação de crédito | Operação de crédito | Operação de crédito |
Saiba mais detalhes sobre cada um a seguir.
Cartão do INSS
O cartão do INSS ou cartão magnético é utilizado para sacar o benefício em bancos autorizados, mesmo sem possuir conta bancária. A emissão do cartão é gratuita e não se trata de uma operação de crédito.
Cartão de Crédito Consignado
O Cartão de Crédito Consignado funciona como um cartão de crédito usual, com limite de 5% de margem consignável. O valor liberado é variável de acordo com a renda do beneficiário e oferece descontos em redes conveniadas, seguro de vida e auxílio-funeral.
Com juros limitados a 2,46%, o Cartão Consignado é mais vantajoso do que cartões tradicionais, proporcionando benefícios exclusivos.
Cartão Benefício Consignado
Similar ao Cartão de Crédito Consignado, o Cartão de Benefício Consignado também possui limite de 5% da renda do titular e desconto em folha. Além disso, oferece benefícios e permite saques de até 70% do limite em dinheiro.
Com teto de juros de 2,46%, o Cartão de Benefício Consignado é uma operação de crédito que proporciona diversas vantagens.
Por que meu cartão pode não ter chegado?
Após a aprovação do benefício, o cartão do INSS é enviado aos beneficiários em até 30 dias pelos Correios. Se o cartão não chega, pode ser devido a um endereço incorreto ou extravio durante a entrega. Manter os dados cadastrais atualizados é fundamental para evitar problemas.
Leia também: Como consultar o extrato de pagamento de benefício do INSS?
Meu cartão do INSS está vencido, e agora?
Em caso de vencimento do cartão do INSS, é necessário solicitar uma nova via pelos canais de atendimento disponíveis, como telefone, portal Meu INSS ou presencialmente.
Como solicitar um novo cartão do INSS?
Para solicitar uma nova via do cartão do INSS, entre em contato com o órgão através dos meios de sua preferência, como a central de atendimento ou plataforma Meu INSS. Siga as instruções fornecidas para o envio da documentação necessária.
Saiba mais: Posso sacar meu benefício do INSS em qualquer agência?
Perdi meu cartão do INSS, e agora?
Em caso de perda do cartão, é crucial bloqueá-lo imediatamente para evitar qualquer uso indevido. Entre em contato com a central de atendimento do INSS para solicitar um novo cartão e certifique-se de manter seus dados atualizados para receber a nova via no endereço correto.
Não compartilhe sua senha do cartão com terceiros e mantenha-se atualizado sobre seus benefícios do INSS.
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Este conteúdo foi escrito por Lisandra Pinheiro, graduanda em letras e copywriter especializada em SEO, apaixonada por leitura e escrita.
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Escritor apaixonado por compartilhar informações relevantes com o mundo. Sou a mente criativa por trás do blog “Jornal Agora”, onde ofereço aos leitores uma visão única sobre uma variedade de tópicos atuais e relevantes. Com uma abordagem objetiva e perspicaz, busco fornecer insights significativos sobre questões sociais, políticas, culturais e ambientais que moldam o nosso mundo.