O Futuro do FGTS passa a ser discutido pelos governantes: Entenda!
Está em pauta para março deste ano a implementação do programa FGTS do Futuro pelo governo federal, que visa facilitar a compra da casa própria. Inicialmente, apenas famílias de baixa renda poderão usufruir dos benefícios desse programa.
O que é o FGTS do Futuro?
O FGTS do Futuro tem como proposta central a utilização dos futuros depósitos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para tornar mais acessível a compra da casa própria. Com a expectativa inicial de beneficiar 60 mil famílias anualmente, esse programa é uma iniciativa do governo que busca permitir que pessoas de baixa renda consigam aumentar as suas chances de adquirir um imóvel próprio. A ideia é usar o FGTS Futuro para abater as parcelas do financiamento imobiliário e tornar o pagamento mais acessível.
Como Funcionará o FGTS do Futuro?
A proposta central do FGTS do Futuro é utilizar o Fundo de Garantia que ainda será pago pelo empregador. Os bancos, ao receberem o pedido de financiamento imobiliário, consultarão o valor mensal do depósito na conta do FGTS do trabalhador e usarão essa quantia para abater a parcela do financiamento imobiliário. Os trabalhadores têm direito a receber 8% do valor do seu salário bruto pelo FGTS, que não é sacado, mas fica acumulado para, eventualmente, ser utilizado de forma emergencial. Dessa forma, o FGTS do Futuro será utilizado no financiamento de uma casa para diminuir o valor da prestação mensal, permitir que o trabalhador compre um imóvel com valor maior, e transferir automaticamente os 8% de depósito do empregador ao banco financiador para abater nas parcelas.
Quem Poderá Usar o FGTS do Futuro?
Para usufruir dos benefícios do FGTS do Futuro e aumentar as chances de conseguir financiar a casa própria, o trabalhador deverá atender a alguns critérios, que incluem possuir trabalho com carteira assinada, ter renda familiar de no máximo R$2.640, e concordar em contratar o financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida.
Quando Começará o FGTS do Futuro?
Prevê-se que o Conselho Curador do FGTS analise a proposta no início e que os trabalhadores já possam usufruir dessa possibilidade a partir de 19 de março. Eles serão questionados pelo banco financiador se há interesse em usar o FGTS Futuro.
O governo busca garantir a casa própria para todos os brasileiros, começando com os mais necessitados. Afinal, o sonho da casa própria pode estar cada vez mais próximo. Lembre-se de acompanhar as novidades e estar por dentro de todas as possibilidades para conquistar o seu novo lar. Afinal, quem não sonha em ter um cantinho para chamar de seu, não é mesmo? #FGTSFuturo #casa #lar #imóvel #sonhorealizado

Escritor apaixonado por compartilhar informações relevantes com o mundo. Sou a mente criativa por trás do blog “Jornal Agora”, onde ofereço aos leitores uma visão única sobre uma variedade de tópicos atuais e relevantes. Com uma abordagem objetiva e perspicaz, busco fornecer insights significativos sobre questões sociais, políticas, culturais e ambientais que moldam o nosso mundo.