Uma revolução para os trabalhadores com registro em carteira se avizinha. A partir de 2025, os trabalhadores sob o regime CLT podem se deparar com alterações significativas em suas rotinas, especialmente em relação aos feriados, domingos e períodos de férias.
A proposta, já aprovada no Senado, busca conciliar a necessidade de manter a economia em movimento com a garantia de mais tempo de descanso para os colaboradores.
Danielle Santana, especialista e colaboradora, fornece insights sobre o regime CLT, confira.
Principais mudanças no cenário trabalhista:
Trabalho aos domingos e feriados: A nova diretriz estabelece que essas atividades só poderão ser realizadas mediante acordo coletivo entre empregados e empregadores. Essa medida visa assegurar que os trabalhadores desfrutem de mais momentos de descanso e lazer, fortalecendo a relação entre funcionários e empregadores e incentivando a negociação coletiva.
Restrição do trabalho aos domingos e feriados: Este estará limitado a setores considerados essenciais, como hospitais e transporte público, e a atividades autorizadas por lei ou convenção coletiva, como comércio e turismo. Para compensar o trabalho nestes dias, os empregadores terão de conceder folgas em outros momentos da semana.
- Fracionamento das férias: Uma novidade é a flexibilização que permite a divisão das férias em até três períodos. Contudo, essa possibilidade depende de acordo entre empregado e empregador, sendo que o primeiro período deve ter no mínimo 14 dias e os demais, no mínimo, 5 dias.
Opiniões divididas sobre as mudanças:
As novas diretrizes têm suscitado debates acalorados em diferentes setores. Enquanto os sindicatos enxergam a proposta como um avanço na proteção dos direitos dos trabalhadores, garantindo mais tempo de repouso e fortalecendo a negociação coletiva, empresários receiam que as restrições possam comprometer a competitividade das empresas e resultar na perda de empregos.
Apesar dessas divergências, a implementação da proposta ainda aguarda a sanção presidencial para entrar em vigor.

Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007)

