Lista de bloqueados no Bolsa Família de junho é divulgada pelo CRAS: Confira os nomes impactados.

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em todo o Brasil desempenham um papel crucial na gestão das inscrições no Cadastro Único do Governo Federal, recebendo mensalmente milhares de beneficiários que participam das iniciativas sociais do país. Recentemente, um alerta foi emitido para os beneficiários do Bolsa Família que correm o risco de ter seu cadastro bloqueado no programa.

A mensagem foi direcionada aos beneficiários que deixaram de realizar a atualização periódica no Cadastro Único.

No entanto, se houver qualquer alteração nos dados cadastrais ou nas informações pessoais dos membros da família, a atualização deve ser feita imediatamente. Para os cidadãos que não realizaram esse procedimento, o Governo Federal iniciou uma busca ativa.

Essa busca é realizada através de visitas domiciliares a grupos prioritários que possuem informações pendentes no Cadastro Único. Os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizam essas visitas com o objetivo de validar os dados fornecidos no CRAS.

– As informações dos cadastros familiares são verificadas durante o processo;
– O Governo Federal realiza o cruzamento de dados com outros órgãos nessa etapa;
– Caso a verificação não seja concluída, o Governo envia comunicados às famílias;
– Os alertas são enviados por meio de cartas, notificações nos aplicativos Caixa Tem ou Bolsa Família e até mesmo por SMS;
– Se nenhum desses comunicados surtir efeito, a família pode receber uma visita domiciliar dos técnicos do programa;
– O objetivo principal é evitar o cancelamento do benefício por falta de atualização no cadastro.