Fim do saque-aniversário aprovado por Lula: prazo para ação imediata! Veja o que fazer

O presidente Lula deu o aval e a extinção do saque-aniversário está prestes a acontecer, conforme anunciado pelo ministro do Trabalho e Emprego. O projeto será encaminhado em breve ao Congresso Nacional. Saiba o impacto dessa mudança para os trabalhadores.

Após extensa análise e discussão, o encerramento do saque-aniversário do FGTS está próximo, ao menos de acordo com as expectativas do ministro Luiz Marinho. O responsável pelo Ministério do Trabalho e Emprego já confirmou a aprovação do presidente Lula.

A participação nesse tipo de saque é opcional, porém acarreta um grande impacto no Fundo. Anualmente, aproximadamente R$ 100 bilhões são retirados.

No vídeo abaixo, o colaborador , , apresenta o passo a passo para sacar até R$ 6 mil do FGTS. Confira:

Fim do saque-aniversário

– O saque-aniversário foi instituído pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
– Nessa modalidade, que é voluntária, os trabalhadores têm a possibilidade de efetuar saques anuais dos recursos do FGTS.
– O principal obstáculo é que ao aderir a essa opção, o saldo remanescente fica bloqueado por dois anos.
– Esse é o motivo central para o término dessa modalidade, pois assim os trabalhadores, ao serem demitidos, teriam acesso ao saldo de suas contas.
– Ademais, os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço são utilizados para investimentos em diversos setores, como habitação.
– Com um Fundo menos robusto, devido aos saques, a quantia disponível para investimentos acaba sendo reduzida.
– O documento referente ao encerramento do saque-aniversário será submetido ao Congresso Nacional em breve, e, uma vez aprovado, seguirá para sanção presidencial.

Substituto do saque-aniversário

– Com o intuito de substituir esse saque, o governo almeja instituir um tipo de empréstimo consignado, exclusivo para os trabalhadores do setor privado.
– Nesse formato de empréstimo, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.
– Conforme destacado pelo ministro, essa é uma exigência do presidente Lula.

Os empréstimos devem ser cuidadosamente avaliados antes da solicitação, pois a especialista, , apurou que alguns cidadãos relatam ter perdido tudo o que tinham na conta. Descubra a razão por trás disso.