CRAS emite alerta para inscritos; visita surpresa pode ocorrer a qualquer momento

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) divulgou um aviso essencial para os participantes inscritos nos programas sociais. De acordo com a comunicação, visitas domiciliares estão sendo realizadas de forma inesperada, podendo ser realizadas a qualquer momento.

O propósito dessa ação é garantir a veracidade das informações fornecidas pelas famílias e assegurar que os benefícios sejam direcionados para quem realmente necessita.

A especialista , colaboradora, compartilha mais informações sobre o CRAS. Veja mais detalhes.

Visita domiciliar

As visitas do CRAS têm como objetivo:

  • Atualizar seus dados: é fundamental que as informações do CadÚnico estejam sempre atualizadas para que você continue recebendo o Bolsa Família sem contratempos;
  • Verificar se você ainda atende aos critérios do programa: as condições do Bolsa Família podem sofrer alterações, e a visita do CRAS garante que você receba o valor correto;
  • Oferecer outros serviços: o CRAS também pode auxiliar com outros programas sociais, como Vale Gás e serviços de saúde e educação.

O que fazer se o CRAS visitar sua residência?

  • Tenha em mãos seus documentos: RG, CPF, Carteirinha do Bolsa Família e comprovante de residência atualizado;
  • Responda às perguntas com honestidade: as informações coletadas são confidenciais e serão utilizadas somente para atualizar seu cadastro;
  • Tire suas dúvidas: aproveite a oportunidade para questionar ao agente do CRAS sobre o Bolsa Família ou outros programas sociais.

Outras visitas

Além das visitas domiciliares do CRAS, também estão sendo realizadas visitas do INSS para verificar a precisão das informações dos beneficiários do Instituto. Caso contrário, os benefícios serão interrompidos, aumentando o risco de ficares sem receber benefícios como BPC e benefício por incapacidade temporária.

O Governo Federal está considerando cortes no abono salarial do PIS/PASEP, revisando as normas de elegibilidade e restringindo o benefício a um grupo menor de trabalhadores; o seguro-desemprego do FGTS, com a intenção de reduzir o número de parcelas e revisar os critérios; e a previdência dos militares, que também poderá ser revisitada com possíveis ajustes nos critérios de aposentadoria e pensões.