Um grupo de mais de 4 mil candidatos de todo o Brasil se uniu para denunciar falhas no Concurso Nacional Unificado. Nas redes sociais, eles expuseram as situações enfrentadas. O prazo para contestar o gabarito já se encerrou. Veja a controvérsia atual.
O Concurso Nacional Unificado ocorreu pela primeira vez em todo o país no dia 18 de agosto. A seleção, que disponibiliza mais de 6 mil oportunidades de emprego, foi marcada por eliminações e várias queixas dos candidatos, que incluíram até mesmo violações das normas do edital.
Uma das principais questões apontadas pela organização foi o descumprimento das regras do edital por parte dos candidatos. Muitos deixaram de preencher corretamente as informações da prova no cartão resposta ou até mesmo não assinaram. Após identificar tais ocorrências, o MGI confirmou o aumento das desclassificações.
Polêmica no Concurso Nacional Unificado
- Agora, os candidatos estão usando as redes sociais para expor as irregularidades durante o processo seletivo.
- Há reclamações registradas no Reclame Aqui que apontam a falta de capacitação dos fiscais, um motivo apontado por muitos como fator de eliminação.
- Isso ocorreu porque, segundo os candidatos, muitos fiscais não instruíram os candidatos corretamente sobre o preenchimento adequado do gabarito.
- Alguns relatam que as provas terminaram antes do horário ou que houve uma extensão do tempo de prova por decisão dos próprios aplicadores.
- Uma das situações mais graves foi relatada por uma candidata que alega ser PCD e, por isso, realizava a prova em um formato ampliado, mas o gabarito estava em tamanho convencional, o que prejudicou sua participação.
- Uma página no Instagram foi criada para reunir os participantes que se sentiram prejudicados pela condução do concurso.
Se ainda não conferiu o gabarito do CNU, confira neste artigo como acessar as provas e gabaritos oficiais.
Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007)