Os beneficiários do Programa Tarifa Social têm direito a descontos que podem diminuir até 65% o valor da fatura de eletricidade. Essa é a redução máxima, com a mínima sendo de 10%, dependendo do consumo mensal da família.
A Tarifa Social existe há mais de duas décadas, sendo oficializada por lei em 2002. Desde então, inúmeras famílias têm se beneficiado com uma redução na cobrança da conta de energia, ajudando a equilibrar o orçamento familiar.
Quais são os descontos oferecidos pela Tarifa Social?
Os descontos da Tarifa Social variam de acordo com o consumo de energia da família, sendo que quanto maior o consumo, menor será a redução. Titulares que comprovem ser indígenas ou quilombolas recebem descontos ainda mais significativos.
- Parcela de consumo mensal de energia elétrica
- Tarifa para a aplicação da redução
- B1 subclasse baixa renda
Como solicitar a Tarifa Social?
Não é necessário solicitar a Tarifa Social, pois os descontos são concedidos automaticamente para aqueles que atendem aos critérios do programa. No entanto, é fundamental que o titular da conta de energia esteja em nome de alguém que:
- Esteja inscrito no Cadastro Único;
- Possua uma renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; ou
- Possua uma renda familiar de até 3 salários mínimos mensais, desde que haja na família alguém com deficiência dependente de equipamento elétrico.
Se você preenche os requisitos, mas ainda não está recebendo o benefício, a questão pode estar relacionada ao CadÚnico ou à empresa de energia. Confira como resolver neste artigo que produzi.

Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007)