Brasileiros atentos ao funcionamento dos bancos durante a semana
Na semana atual, os brasileiros precisam estar atentos às mudanças nos horários de funcionamento dos bancos. É fundamental que aqueles que planejam realizar transações estejam preparados para não perder os prazos. Veja como será o funcionamento nesse período.
O Corpus Christi é celebrado esta semana, apesar de não ser um feriado nacional, acaba impactando diversos setores, incluindo o horário de funcionamento dos bancos, conforme confirmado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Isso implica que os brasileiros devem se organizar para evitar atrasos nos pagamentos.
A celebração está marcada para o dia 30 de maio, quinta-feira. O Corpus Christi é considerado um feriado facultativo, o que significa que é feriado apenas em determinadas localidades, sendo importante verificar quais são.
Horário de funcionamento dos bancos em 30 de maio
– De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, os bancos estarão fechados na quinta-feira, dia 30, devido ao feriado.
– As compensações bancárias não serão realizadas nesse dia, incluindo o TED. Por outro lado, o PIX funcionará normalmente, pois opera 24 horas por dia, todos os dias.
– Cada instituição bancária poderá decidir se manterá os terminais de autoatendimento em operação ou não nessa data.
– Para necessidades dos clientes, a recomendação é utilizar os canais de atendimento remoto, como os sites oficiais e aplicativos.
– Já na sexta-feira, dia 31, o horário de funcionamento será normal.
Contas de água, energia, telefone e carnês com vencimento em 30 de maio poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem acréscimos, ou seja, em 31 de maio, sexta-feira.
De acordo com Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, “Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas por meio digital, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”.

Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007)