O auxílio por incapacidade é um benefício previdenciário fornecido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para empregados que estão temporariamente impossibilitados de trabalhar devido a doenças ou acidentes. Até 30 de junho, a opção de solicitar a prorrogação automática do auxílio por incapacidade do INSS, sem a necessidade de realizar uma avaliação médica presencial, será encerrada.
A medida de extensão automátia foi implementada para simplificar a renovação do benefício para aqueles que não estavam em condições de retornar ao trabalho e tinha uma duração de seis meses, com término inicialmente previsto para abril, mas foi prorrogado até 30 de junho. Descubra como requerer mais tempo de benefício no decorrer deste conteúdo.
A especialista , colaboradora, fornece informações adicionais sobre o auxílio por incapacidade, confira.
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O que caracteriza o auxílio por incapacidade?
O auxílio por incapacidade é concedido de forma temporária ao trabalhador que comprovar estar impossibilitado de trabalhar devido a problemas de saúde após uma avaliação médica. Até o 15º dia de afastamento do trabalho, é responsabilidade da empresa na qual o indivíduo trabalha, e a partir do 16º dia começa a contar o benefício do INSS.
Para solicitar o benefício, o trabalhador deve acessar o aplicativo ‘Meu INSS’, selecionar “Requerer Benefício por Incapacidade” e seguir as instruções fornecidas. Atualmente, é necessário ter o CPF em mãos.
Como requisitar uma prorrogação do benefício?
Caso o beneficiário necessite de mais tempo para se recuperar de um acidente ou doença, a prorrogação do auxílio por incapacidade deve ser solicitada nos últimos 15 dias do benefício através do aplicativo ‘Meu INSS’ ou ligando para o número 135.
Se, após os 15 dias da prorrogação, o beneficiário não concordar com a extensão do benefício, é possível recorrer à Junta de Recursos.
Como pedir o auxílio por incapacidade online?
Para obter o auxílio por incapacidade de forma online, é preciso acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer login e selecionar ‘Requerer Benefício por Incapacidade’. Em seguida, será necessário seguir as instruções para o envio dos documentos, como atestados e laudos médicos, para comprovar a incapacidade de trabalhar.
O atestado deve conter o nome completo do paciente, data de emissão, diagnóstico completo ou código da CID, assinatura do profissional de saúde, data de início do afastamento e o tempo necessário para se recuperar.
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Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007)