Os cidadãos com mais de 60 anos e as pessoas que possuem deficiência, que já têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), foram surpreendidos por uma nova resolução do Governo Federal: agora, é possível contar com a versão digital da credencial de estacionamento prioritário.
Esse documento pode ser acessado pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Anteriormente, a credencial era fornecida pelos estados e municípios e necessitava ser impressa para ser exibida no painel do veículo; agora, sua versão digital terá validade em todo o Brasil.
A especialista faz comentários sobre a nova legislação referente à CNH. Confira!
Quem pode usufruir desse benefício concedido pelo Governo?
16,7 milhões de taxistas com mais de 60 anos que possuem a CNH;
Todas as pessoas com deficiência registradas na plataforma de Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
O procedimento é totalmente digital. Contudo, a credencial só pode ser vinculada a um único veículo, embora essa associação possa ser alterada sempre que necessário.
De acordo com o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a finalidade dessa iniciativa é “incluir cada vez mais serviços que tornem a vida do cidadão mais prática, ampliar as facilidades e reduzir a burocracia”.
Como solicitar o benefício oferecido pelo Governo?
Baixe o aplicativo do CDT em seu smartphone;
Realize o login utilizando sua conta no gov.br;
Vá até a opção “condutor” e escolha “Credencial de idosos” ou “Credencial de Pessoa com Deficiência”;
Clique na opção “Emitir credencial”;
Conclua o processo, e sua credencial será ativada.
Sobre o CDT
A Carteira Digital de Trânsito, ofertada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), é um aplicativo que armazena a carteira de motorista e também o documento do veículo dos brasileiros. Trata-se de uma forma segura de manter seus documentos sempre ao alcance, com a mesma validade dos documentos físicos.
Outra vantagem é que é possível compartilhar o documento digital do veículo com outras pessoas que o utilizam.
Conforme Isidro dos Santos Monteiro, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, “o uso da credencial digital se tornará cada vez mais comum e logo será a norma no país”.

Jornalista formada pela UNIP (2009) e formada em Rádio e TV pelo Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE (2007)