Seu voto foi registrado. Agradecemos sua participação.
Seu voto já foi computado nas últimas 24 horas.
Resultado parcial
| Foto: Fabio Dutra / Arquivo JA |
Quando iniciou-se a greve nas universidades, muito tempo atrás, enviei minha manifestação que foi publicada nesta página. Recebi crítica de um aluno do curso de Educação Física.
Pensei em responder, pois, sei exatamente quem sempre está por trás das greves na Furg, assim como sei o quanto essas pessoas são dedicadas à educação e reconheço o sentido "altruístico" e de interesse puramente "social" de suas reivindicações.
A greve é um direito e um instrumento de luta, mas, seria válido que o funcionalismo público, principalmente as universidades, se informassem como funcionam as greves nos outros países. Ninguém fica três meses sem trabalhar e recebendo salário. É lícito fazer greve, mas é injusto continuar recebendo no final do mês o salário pago pelo contribuinte que, na iniciativa privada, não tem as mesmas regalias.
Outro aspecto deplorável, como citou o leitor Pablo Cipolatti no Agora de 13/08, é que os alunos têm seus compromissos totalmente desconsiderados pelos "profissionais" da educação. E, como se não bastasse, a retomada das aulas se dá a "meia-boca". O quê, muitas vezes, já era ruim é oferecido em "trabalhinhos" para justificar nota. Nos países mais "desenvolvidos" as greves, geralmente, são gerais. Todo mundo para por 24 ou 48 horas. Três meses de férias, desculpem, de greve, só em terras onde se crítica os políticos, mas apenas se torna possível, se quer dar um "jeitinho".
Greve sim! Geral e por tempo determinado. Com possibilidade da população não desmantelar totalmente a sua rotina, os seus compromissos, muitas vezes, o seu futuro.
Por Helena Rodrigues
25-05-2012 - 19h55min |
|
Tânia e Elis, também fiquei indignado com o apoio do DCE à greve, o problema, é que os alunos que são contra, não compareceram para "bater o pé" contra esta palhaçada!!!
Agora, atropela conteúdo sobre os alunos... e a qualidade???
Wagner Menestrino 23-08-2012 - 08h27min
ESTE É O PAIS DAS GREVES, DAS OLIMPÍADAS DA COPA DO MUNDO É O PAÍS DAS CPI'S DA IMPUNIDADE DOS CORRUPTOS É O PT NO GOVERNO , TEMOS QUE NOS CONTENTAR COM ISSO TUDO E ESPERAR..,HÁ É O PAÍS DO FUTEBOLLLLLGOLLLLL...
luiz vicente machado passos 20-08-2012 - 17h56min
Elis, se fizerem uma enquete verão que a maioria dos estudantes não apóia essa greve, o DCE numa assembléia com um número redizido de estudantes decidiu por todos, está na hora de participarmos mais, e não deixarmos que esses estudantes profissionais decidam prejudicando a todos, inclusive fazendo baderna no trânsito impedindo o direito de ir e vir da população.
Tânia Mara 20-08-2012 - 11h28min
O DCE é o verdadeiro parceiro do coorporativismo dos servidores e professores da universaidade, não está nem aí para os alunos, esse discursinho que luta por uma universidade pública e de qualidade não cola mais, está prejudicando todos os alunos principalmente os de fora da cidade que terão que pagar aluguéis astronômicos durante o verão e não terão férias, quanto aos servidores e professoras já estão gozando de férias remuneradas pagas por todos nós.
Ernesto Porto 20-08-2012 - 11h11min
Aqui mesmo nesse jornal acabo de ler que o reajuste do salário minimo pro ano que vem é de 7,35%. Os servidores da educação têm reajuste zero há 4 anos, e vão receber 15,8% em TRES anos (5,2% ao ano).Pra uma inflação de 6,25%. ( http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=6&n=32477 ) E aí, vão argumentar O QUE CONTRA A GREVE??? Quem é privilegiado, afinal???Respondam se puderem.
Lizandro 20-08-2012 - 10h17min
Em um país atrasado intelectualmente como esse, em uma cidade ainda mais atrasada e obtusa como essa, quem esperaria que algo pudesse ser diferente?
Matheus 19-08-2012 - 20h13min
Várias críticas à greve dos professores são pertinentes, porém várias outras críticas são totalmente descabidas. Essa "informação" de que os professores ganham mais de R$ 10.000,00 por mês é ridícula. Uma minoria em final de carreira pode até ganhar isso, mas a grande maioria ganha bem menos. Basta consultar o portal da transparência.
Mark 19-08-2012 - 16h58min
Se derem o aumento que querem, vou rir, pois conseguiram dobrar a Dilma.
Se não derem o aumento e acabarem com a greve, vou rir também, pois o partido da Presidenta que sempre lutou pelo sindicatos, estará passando a perna neles.
No final eu vou rir, de qualquer maneira.
Joao Letho 17-08-2012 - 17h20min
"Não é justo que o ônus da greve recaia sobre quem trabalha ou sobre quem estuda, é preciso ter coerencia."
ALEXANDRE GARCIA
Manuel 17-08-2012 - 16h52min
O que me deixou muito indignada foi o apoio dos estudantes a greve, sendo que mais da metade da minha turma é contra e muitos, muitos mesmos também são contra. Gostaria de saber quem são essas pessoas...
Elis 17-08-2012 - 16h41min
Não consigo acreditar que essa gente está sem trabalhar e recebendo salário.
Desse jeito eles vão fazer greve sempre,independente de qualquer reinvindicação, pois é uma maneira de enganar o patrão.
Agora se o patrão é otário o suficiente para pagar empregados parados, então ele merece 6 meses de greve todos os anos e até mais.
Quanto aos alunos ,nem vão reclamar, porque as aulas são um lixo mesmo e o ano já está perdido de qualquer maneira.
Edson de Alcântara 17-08-2012 - 16h36min
Fábio, os professores têm direito à grave e continuam recebendo seus salários, pois tem que sobreviver, mas não pensam nos alunos que têm que alugar casas aqui em Rio Grande, têm gastos e estão a 3 meses sem ter aulas e vão passar o verão todo em aula, como vão se manter?
Márcia 17-08-2012 - 16h23min
Tem mais é que tirar esses privilégios de funcionário público e colocar CLT neles. Ta cheio de gente querendo trabalhar e dar aula, é só fazer um novo concurso. Sabe aonde a maioria esta agora? Viajando e fazendo turismo. É só olhar nas redes sociais e ver o doutor professor tal tirando foto pelo Brasil e pelo mundo. Vergonha, vergonha e vergonha. A Helena ta certa, quando voltarem e se voltarem as aulas vai tudo a toque de caixa, socando matéria para os alunos.
Carlos 17-08-2012 - 15h26min
Acho que não é por ai...
Não é só uma universidade federal em grave... são a maioria absoluta. os professores não estão em greve, muitos continuam trabalhando em projetos e estão indo a universidade normalmente. mas como vão lutar? dando aulas? e o resto das outras categorias do funcionalismo federal que estão em greve? e os politicos que não participam das sessões ordinarias em ano eleitoral. vamos cobrar de todos.
erik leonardo 17-08-2012 - 15h17min
É fácil criticar os outros, o Brasil tem um Governo que merece mesmo, povo ignorante tem que ser governado por quem não valoriza a educação.
Se todos os servidores públicos recebem apenas a reposição da inflação a cada ano, e o governo conversasse eventualmente com cada categoria sobre condições de trabalho, essas greves não aconteceriam.
Felipe 17-08-2012 - 15h07min
Gente! As greves só estão chegando a este ponto por causa deste governo que insiste em não negociar com seus servidores. E outra: nos países desenvolvidos as greves duram pouco graças ao apoio de toda a população, mas como aqui meia dúzia protesta e o resto fica em casa vendo novela e falando mal do governo.... nada acontece.
heverton botelho 17-08-2012 - 14h36min
Greve é fácil de resolver, sem trabalho, sem salario.. se nesses 3 meses de greve não tivesse salario ja estariam trabalhando.
Renata 17-08-2012 - 14h09min
Com o devido respeito, as afirmações da Sra. Helena beiram à burrice. Se há uma maioria dos professores da Universidade que são contra a greve deviam ter comparecido nas assembléias, antecipadamente divulgadas, e votado contra a greve, é assim que funciona a democracia. Se os professores estão em greve e recebendo é porque o Governo (patrão) não entrou na justiça pedindo a ilegalidade do movimento. É assim que funciona. E greve que não causa prejuízo, não é greve. É assim que funciona.
José A. Cordeiro 17-08-2012 - 13h45min
Quem são os verdadeiros prejudicados nessa situação toda? DCE alienado, que não enxerga nada e vive brincando de fazer politicagem, pois a safadeza política sempre começa no movimento estudantil e hoje se sabe que a grande maioria dos políticos começaram no movimento estudantil. Temos de rever os conceitos e a imagem de "coitadinhos" nessa greve. Sou estudante, e a minha responsabilidade é comparecer na Universidade e é meu Direito encontrá-la em funcionamento. A solução todos sabemos!!!
Bruno Cozza 17-08-2012 - 13h02min
Finalmente um texto coerente, que li até o presente momento a respeito das greves. A sociedade não está perdida, ainda bem. Só um adendo, O servidor publico é um profissional de classe privilegiada, comparado com o trabalhador CLT, logo é covarde se utilizar da estabilidade, para fazer greves abusivas, prejudicando toda a população que utiliza dos serviços essenciais. É lamentável.
Aladir Monteiro Babrosa Junior 17-08-2012 - 12h50min
A burguesia fede
A burguesia quer ficar rica
Enquanto houver burguesia
Não vai haver poesia
Botasul 17-08-2012 - 12h39min
Rafael Souza, não vi nada de engraçado, vi com bastante tristeza o seu comentário, onde expressa o corporativismo que existe nas universidades federais, que diga-se de passagem com rarissímas excessões são ruíns.
Luiz Alfredo Campos 17-08-2012 - 11h59min
Quem não tá gostando que mude de País.
Se preparem na Copa do Mundo. Vai virar um caos esse País pois se não houver negociação com os servidores vão ser inúmeras operações padrões nos aeroportos, nas estradas e etc.
Da copa eu abro mão...
Marco Maciel 17-08-2012 - 11h54min
Rafael Souza, os alunos não estão em greve, infeliuzmente esta minoria radical que domina politicamnente o DCE fez uma parceria apoiando uma minoria de professores que não querem trabalhar e sim gozar férias remuneradas viajando com o nosso dinheiro.
Bernardo José 17-08-2012 - 11h42min
Parabéns Helena, não ligue para alguns comentários contrários, a maioria te apoia e teriam vontade de se expressarem, greve (férias) fora do contexto, fruto de um coorporativismo que cada vez está mais latente, pois recebem sem trabalhar e são pagos por todos nós contribuintes, onde está o DCE que é parceiro dessa baderna que está prejudicando e aumentando as despesas dos alunos de fora da cidade.
Nildo Ranieri 17-08-2012 - 11h34min
Greve mais hipocrita impossivel. Dizem que lutam por condiçoes de trabalho melhores e mais eficientes, porém só estao nessa "luta" pq o governo os garante o direito de ficarem parados e receberem os seus salarios em dia. Duvido muito que se ganhassem por produção a forma de manifestação seria essa. Se ta ruim pra eles que ganham acima de 10 mil reais imagina para o restante de nos com 800 no bolso ;)
Diego 17-08-2012 - 10h34min
Greve para ficar em casa ou viajar!
O Campus vazio, ninguém vai, ninguém viu!!
E eles estão lutando pelo futuro??
Por uma educação melhor?
O futuro é hoje, voltem ao Campus, a sala de aula, voltem a formar profissionais e fazer jus aos seus salários!
Parabéns Helena Rodrigues pela carta.
Cristina 17-08-2012 - 10h17min
Concordo contigo Helena (autora). No Brasil confunde-se democracia com anarquia. Ninguém pensa nos outros, no que suas atitudes vão ocasionar. Quer greve? Faça de forma responsável ... e não quer trabalhar então que não receba tb.
ALESSANDRO DUARTE DE MORAES 17-08-2012 - 09h55min
È um acinte para os alunos e a população que muitas vezes fica refém quando fecham as rodovias, movimento truculento, deve estar muito bom para eles, continuam recebendo, gozando de férias e da nossa cara. Eu tenho que trabalhar, cumprir horários para poder receber..
Gilberto Ferreira 17-08-2012 - 09h48min
GREVE = FÉRIAS REMUNERADAS, na verdade é um um desrespeito com alunos e a população, fazem o que querem, se não houver uma medida mais dura por parte do governo federal cortando o ponto vão continuar recebendo e gozando das merecidas férias que em breve completará 3 meses, enquanto isso todos os brasileiros pagam a conta.
,
Kelly Proença 17-08-2012 - 09h26min
Após minha carta recebi várias criticas, é uma pena, pois que nem falou a Helena, país desenvolvidos não fazem greve, e infelizmente a classe que deveria dar exemplo está prejudicando.
Pablo Cipolatti Godoy 17-08-2012 - 09h21min
Olá Helena!!!! É super engraçado ver quem está por fora criticar a chamada greve da "FURG", praticamente todas as universidades e institutos federais do país estão em greve, não apenas a FURG. Eu sou funcionário da Universidade e não estou em greve. E convido a senhora a vir aqui e ver que muitos continuam trabalhando. Tem o exemplo de um professor que trabalha comigo que vem todos os dias, mas os ALUNOS simplesmente não comparecem, desapareceram ou ou talvez estejam em "greve"!!!!!
Rafael Souza 17-08-2012 - 09h17min
Existe greve certinha?Greve é um grito a esse governo -completamente surdo aos nossos interesses -para que ele se lembre para quem governa. E aliás, acho que não podemos nos comparar com os outros países; pois o nosso país (a sétima economia do mundo!) lidera quase todos os rankings de injustiça social do mundo. E a extensão da greve (q não é só dos professores) reflete esse ?respeito? do governo por nós.
ligia 17-08-2012 - 09h02min
Concordo com o desabafo da Helena Rodrigues, quantos gostariam de se manifestar da mesma forma, o que estranhamos é a postura do DCE que parece concordar com toda essa situação ingnorando os problemas que estão sendo criados para os alunos locais e os de outras cidades que tem compromissos de entregarem os imóveis alugados no início do verâneio, fora a interrupção de vias públicas que prejudicam a população, isto não é greve são férias remuneradas. ZERO pra eles, merecem o nosso repúdio.
Wilson Carlos Madeira 17-08-2012 - 08h45min
A falta de informação para algumas pessoas é demais, quais são as melhores universidades do Brasil, são as publicas ou são as particulares?graça aos movimentos sindicais nas universidades para melhorar a qualidade de ensino é que estamos conseguindo manter um patamar de ensino digno para a população, para ver a diferença vá estudar numa universidade particular, la não tem greve , mas tem muito mais trabalhinhos.
paulo dias 17-08-2012 - 08h30min
...Continuando, nós da iniciativa privada temos anualmente o que chamam de dissidio coletivo, que põe a inflação e mais um ganho real negociado com a empresa, isso deveria acontecer no setor publico, já que tem sindicatos pra defender o interesse dos servidores, por que nao o fazem, deixam passar 4 5 anos pra depois pedir absurdos 40 50% de reajuste, no meio de uma crise mundial, imagina....
Jorge 17-08-2012 - 08h22min
Helena, eu e mais 16 acadêmicos de uma mesma turma, somos a prova de seu comentário, pois quando faltava 60 dias para findarmos nossa passagem pela Universidade, fomos barrados, é claro que os planos estavam todos prontos... mudanças de cidade para atuar na área, pós-graduações... enfim, realmente conseguiram uma desestruturação total... infelizmente, a 1ª turma de Arquivologia da Furg é formada de alunos insatisfeitos com os profs. que ministram disciplinas da área, pela falta de bom senso.
Leandro Macedo 17-08-2012 - 08h18min
Concordo plenamento com a Helena, estudei na FURG passei por uma greve de 90 dias e sei os prejuizos que isso trouxe pra minha vida profissional. Tenho ex-professores meus nas minhas redes sociais e os caras estão literalmente de férias, postando fotos de viagens, passeios, pescarias, tudo com o dinheiro nosso que estão recebendo parados, absurdo, ainda fazem uma movimentação pra sociedade ficar contra o governo no corte do ponto deles.
Jorge 17-08-2012 - 08h15min
Bah, ai esta uma carta de fundamento! Parabéns Helena, pois é realmente isto que ocorre, na verdade os "queridos" estão é de férias por conta própria. Está é uma das leis que deveria mudar rápidamente, mais de 3 dias de greve, corta o ponto, mais de 30 dias, demissão por justa causa/abandono de serviço e chama outro aprovado, que queira trabalhar. É deste jeito com trabalhadores "normais", porque ser diferente com os concursados...
Xavier 17-08-2012 - 03h04min
meus amigos, olhem o portal da transparencia e vejam o salario dos servidores da furg, e ainda querem mais?
os salarios estao muito acima do que as empresas por ai pagam, tem professor ganhando mais de RS 10000,00, jardineiro ganhando mais de RS 3000,00
ai fora quem e o professor do estado ou municipio que ganha mais de 10000,00? quem e o jardineiro que ganha mais de 3000,00?
marcio 17-08-2012 - 00h45min
concordo plenamente
Thaise 16-08-2012 - 23h22min
Você não está querendo comprar o Brasil com um país "desenvolvido" né? Espero que não! Todos sabem que o nosso governo não leva a sério a Educação (basta observar o descaso com esta greve que já dura 3 meses)!
Gabriela 16-08-2012 - 22h20min
Bueno, então tu achas que nós não temos direito a greve, afinal, se cortarem nossos salários como poderemos sobreviver?
Fabio 16-08-2012 - 21h55min
parabens helena fazer greve recebendo salarios
até eu queria , e os alunos ?
jose 16-08-2012 - 20h42min
Falou bonito Sra Helena, tem nosso apoio. Entendemos o movimento, porem ...............
Manuel 16-08-2012 - 18h10min