fechar
fechar

Seu voto foi registrado. Agradecemos sua participação.

Seu voto já foi computado nas últimas 24 horas.

Resultado parcial

Atenção: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de
                 leitores do Agora Online.
Redes sociais
voltar

Programa Ambiental

- 14-12-2011 - 20h29min
fechar
enviar Máximo 500 caracteres
* Ao enviar qualquer comentário, o usuário declara-se ciente e aceita integralmente o termo de uso
fechar

Comunicar erro

Se você encontrou alguma informação que esteja errada, utilize este espaço para reportar erros.

enviar Máximo 500 caracteres
fechar

Envie esta notícia para um amigo

» Adicionar mais um destinatário

enviar Máximo 500 caracteres

Sest-Senat faz teste de opacidade em veículos a partir desta sexta

fechar

Galeria de vídeo

fechar

Galeria de áudios

fechar
Foto: Divulgação

Serviço oferece apoio técnico na gestão de combustível e redução da emissão de poluentes.

Foto: Divulgação

Sest-Senat faz teste de opacidade em veículos a partir desta sexta

Serviço oferece apoio técnico na gestão de combustível e redução da emissão de poluentes.

O Sest-Senat - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte em parceria com a Fetransul desde fevereiro de 2008 executam o Programa Ambiental do Transporte Despoluir. O serviço é oferecido com o objetivo de engajar as empresas, os caminhoneiros autônimos, os taxistas, os trabalhadores em transporte e a sociedade na conservação do meio ambiente, oferecendo apoio técnico na gestão de combustível e redução da emissão de poluentes.

De acordo com Elizangela Kaminski, gerente do Sest-Senat do Rio Grande, para aderirem ao programa, as empresas recebem palestras de apresentação do projeto para despertar em todos os colaboradores a conscientização e sensibilização sobre o meio ambiente. Os serviços que englobam o projeto Despoluir são a realização de cursos e palestras relacionadas com o tema: “condução econômica, mecânica preventiva, aquecimento global, responsabilidade sócio-ambiental, primeiras providências em acidentes envolvendo produtos perigosos, entre outros, além da visita de um técnico especializado para as aferições”.

As aferições de análise da emissão de poluentes veiculares são feitas através de um opacímetro digital, que é um analisador de opacidade de última geração, destinado a medição da fumaça de gás de escapamento em veículos a diesel. Após, é feito um relatório com a situação de cada veículo analisado, de acordo com os critérios estabelecidos na Resolução Conama 251 de 12 de janeiro de 1999 e NBR 13037 onde será emitido o Certificado de aprovação e o relatório de inspeção do veículo. O tempo de duração da análise é em média de 10 minutos, depois do veículo aquecido. As análises devem ser realizadas semestralmente para verificar o desempenho da frota. No caso dos veículos não estarem dentro dos padrões estabelecidos pelas normas citadas, os participantes devem adotar as medidas recomendadas pelo técnico.

As vantagens para quem utiliza o Programa são a redução de custos com combustível e manutenção dos veículos nas empresas, diminuindo a poluição das emissões veiculares, melhorando a qualidade do ar e o atendimento dos requisitos legais de certificação SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. O projeto pode ser considerado um programa de autofiscalização da correta manutenção de frota de veículos movidos a diesel, quanto à emissão de fumaça preta se adequando a portaria Ibama 85/96. Sendo este um dos requisitos exigidos aos transportes por empresas certificadas ou em processo de certificação ISSO 14000/18000.

Elizangela informa que o técnico do programa ambiental Rogério Gonçalves estará, nessa quarta-feira, 14, e quinta-feira, 15 de dezembro, em Rio Grande no Posto Buffon da Barra realizando os testes de opacidade. Empresas e autônomos vinculados ao setor de transportes de cargas podem realizar as aferições gratuitamente. Mais informações sobre a adesão ao Despoluir e agendamentos dos serviços podem ser realizadas pelo telefone (53) 3234.2097 no Sest-Senat Rio Grande ou (51) 3712.9363.


comente Comentários(1)

Participe


Sua opinião Agora

resultado votar
Veja mais

Plantão



Comparte Jornal Agora - Todos os direitos reservados